Gigante no tamanho, imenso no carinho!!!
Imagine ter ao seu lado um gigante carinhoso, um abraço fofo e peludo digno de um urso, com certeza quem já pegou um Maine Coon no colo consegue entender essa sensação.
Com uma pelagem abundante e longa, acompanho de alguns quilos de fofura, onde os machos alcançam até seus 10 kilos, o Maine Coon roubará sua atenção, pelo seu porte, e sem duvida pelo seu carinho.
Muito sociavél e inteligentes o Maine Coon raramente apresentam problemas comportamentais, ou dificuldades para se adapatarem aos demais membros da família, inclusive seu cão.
Apesar de todo seu tamanho, não comem muito mais que os demais gatos, são fortes, e não são barulhentos, possuem um miado um tanto diferente quase que uma espécie de vocabulário próprio com assobios e ronronos delicados, e barulhos que lembram o canto dos grilos.
São considerados um dos gatos mais fáceis de se adestrar. devido a grande inteligência, calma e paciência peculiar na raça.
Origem e história da raça
O Gato Maine Coon é considerado como a maior e mais antiga raça de gatos de pelo longo domésticos do mundo, foi considerada a raça oficial do estado do Maine nos Estados Unidos da América e existe diversas teorias para sua origem, umas mais interessantes é que eles viajavam nos navios cargueiros da época para caçarem os ratos e ao chegarem ao litoral do Maine nos Estados Unidos, ao comando de um famoso capitão chamado Coon, ganharam o nome “Maine Coon”.
Foi uma das primeiras raças a ser reconhecida no final do século XIX como um gato de estimação e logo se tornou querido. O Sr. F. R. Pierce, que possuía Maine Coons no início do ano de 1861, registrou no livro The Book of the Cat que um gato Maine Coon malhado chamado Leo foi premiado Melhor Gato da cidade de New York em 1895 e foi vencedor em Boston nos anos 1897, 1898 e 1899.
Com registros na região que abrange a costa nordeste do Canadá e o leste dos EUA, há quem defenda que são gatos descendentes de gatos resistentes habituados a temperaturas mais baixas comuns da região com cruzamento de gatos europeus de pelo longo (da raça norueguesa Norwegian Forest ou gatos Angoras), trazidos da Europa por Vikings no século XI.
Comportamentos e Personalidade
Grandes em tamanho e doçura, adoram brincar e receber atenção.
O Maine Coon é extremamente dócil, meigo e companheiro.
Os machos pesam de 6 a 11 kg com fêmeas pesando de 4,5 a 6,8 kg. sua altura quando adultos pode variar entre 25 e 41 cm e atingir um comprimento de até 100 cm, incluindo a cauda, que por sua vez atinge um comprimento de 36 cm e é longa, afunilada e com muito pelo, quase semelhante a uma cauda de guaxinim, outra lenda muito famosa sobre sua origem, que narra historia de uma paixão entre um gato domestico e um guaxinim, gerando seu bebes no formato que conhecemos hoje dos Maine.
A principio, podem ser reservados com pessoas que não estejam familiarizados, mas carentes de cuidados e atenção necessitam sempre de companhia, sua natureza generosa faz com que eles se relacionam muito bem com crianças, então com certeza irão fazer amizade quando menos se espera.
É com certeza o gato indicado para quem procura uma companhia carinhosa, e se no passado esteve próximo da extinção hoje é uma das raças mais populares no mundo, sua popularidade se dá muito pela sua aparência incomparável e também pela sua personalidade muito cativante.
Inteligência
Não subestime a inteligência do Maine: gato é considerado um dos mais inteligentes do mundo. Isso acontece porque esse bichano consegue se adaptar facilmente a novos ambientes, sendo pouco resistentes à mudanças. Como todos sabem, os felinos normalmente são apegados com a rotina, então essa adaptabilidade conta muito para medir o quanto uma raça é inteligente. Além disso, as habilidades cognitivas do Maine Coon são surpreendentes, de forma que os gatinhos conseguem aprender truques e comandos rapidamente (adestramento). Esse nível de inteligência deles pode ser percebido desde o filhote Maine Coon.
Por esses fatores eles costumam saber a hora de brincar e a hora de se comportar. Não chegam a ser preguiçosos, mas, não gastam energia sem necessidade, em sua maioria gosta de uma brincadeira no início da manhã e as vezes a noite novamente, e como um bom gato o restante do tempo eles preferem relaxar.
Adestramento
Como já foi dito, o adestramento de gatos é uma possibilidade para o Maine Coon. Como são inteligentes, eles aprendem rápido e gostam de serem estimulados, então você pode se arriscar a tentar ensiná-los alguns truques, como dar a pata e sentar, por exemplo. Além de ser um momento divertido, isso também ajuda a melhorar a comunicação entre o tutor e seu gatinho da raça Maine Coon.
Saúde e cuidados básicos com o gato
Maine Coon
Possuem uma pelagem densa, lisa e geralmente macia, podendo é claro varias de textura de acordo com cada cor, por conta de sua pelagem é recomendado escová-lo com frequência para que não acumule nós em seus pelos.
O banho também é algo recomendado para a raça tanto para as femêas quanto para os machos estes que por sua vez podem produzir uma oleosidade na base de sua calda, algo que é bom acompanhar para evitar problemas com a pele.
Filhote Maine Coon
O filhote maine coon não necessita de nenhum cuidado especial, além os que todos os filhotes de gatos necessitam como:
Uma ração de qualidade para filhotes
Bastante atenção e carinho;
Curiosidades sobre o gato gigante Maine Coon
Uma das grandes curiosidades do Maine Coon é que, ao contrário da maioria dos felinos, a raça simplesmente ama brincar na água. O Maine Coon já fez muito sucesso nas telonas. Na saga Harry Potter, a famosa gatinha de estimação de Argus Filch, chamada Madame Nora, pertence à raça Maine. O miado de gato Maine Coon é algo surpreendente. As cordas vocais desse felino são super potentes e a raça frequentemente emite outros sons além dos miados. Esse é um gatinho que adora falar e se comunicar!
Tutores famosos
Além de nossos clientes, que costumam criar perfis nas redes sociais para seus filhotes, artistas como Carolina Dieckmann também se encantou pelo gigante Maine Coon. Ela é tutora de dois bichanos do sexo masculino chamados — carinhosamente — de Chili e Kibe. A atriz compartilha diversas fotos ao lado dos felinos e, até mesmo, criou uma conta no Instagram para eles.
Recorde mundial de tamanho e peso
O pet dessa espécie tende a atingir o ápice do seu comprimento aos três anos de idade. No entanto, um exemplar da raça, chamado Omar e que vive na Austrália, surpreendeu a todos ao atingir 1,20 m no auge dos seus quatro anos de vida. O pet, inclusive, aguarda para quebrar um novo recorde no Guinness Worlds Records.
Uma finidade de cores
Os especialistas da raça reconhecem todas as cores e padrões que possam surgir na pelagem dos felinos. Sendo encontrados Maine Coon amarelo, padrão prateado, preto e, ainda, o mais comum, tabby marrom. Esse último, no entanto, pode ser adotado nas versões clássico ou cavala. A raça possui mais de 50 variações de cores, que vão desde o mais puro preto até o branco, apresentando todas as variações possíveis entre elas.
Considerações Finais
Nós da Ghaya Gatil estamos aqui para auxiliar você a encontrar o seu filhote ideal. Somos antes de tudo amantes de animais, não medimos esforços para oferecer animais sempre com muita saúde, excelente comportamento da raça.
Procure conhecer de onde vem o seu novo animal de estimação, não compre por impulso e principalmente, desconfie de valores muito baixos, criadores de respeito investem tempo e dinheiro em seus gatos.