Seu olhar cativante e meigo é um convite para um colo…
O gato azul russo
O Russian Blue é um verdadeiro companheiro de quem ama, e com muita tranquilidade e lealdade, conquista a todos rapidamente. Com tem um comportamento muito tranquilo, inclusive não é destrutivo quando se sente entediado. Você poderá encontrá-lo brincando sozinho e ele não estará triste com isso, pelo contrário. A independência também está presente em seus instintos.
A pelagem do gato Azul Russo é o que mais chama a atenção no felino à primeira vista. Com um tom de azul prateado cintilante, ele encanta os olhos de quem o vê.
O gato é considerado hipoalergênico, pois possui um pelo curto, e mesmo com duas camadas de pelagem, produz pouca proteína Fel d 1, sendo um dos melhores gatos para se ter em casa, e são os felinos ideais para quem possui alergia aos pelos de animais. A proteína que a raça produz em menor quantidade é a causa da reação alérgica em alguns humanos, isso faz deles o melhor gatinho a se ter, comparado aos “gatos normais”.
A quantidade da proteína Fel d 1 pode variar desde irritação no sistema respiratório até a presença de vermelhidão, coceira e descamações da pele.
Apesar de produzir muito pouca desta proteína, Azul Russo perde alguns pelos, por isso, é recomendado uma escovação caseira semanal para retirar os poucos pelos mortos.
Seu nome não é à toa, ele vem de regiões russas muito frias e, por isso, tem uma dupla camada de pelos, feita para aguentar baixas temperaturas.
É sem duvida, um bichano muito amoroso e sensível.
O Russo Azul é um gato de porte médio, esguio, de pernas finas e movimentos elegantes. Seu corpo é magro e de ossos finos, no entanto apresenta uma musculatura firme que lhe dá a aparência elegante. Uma característica curiosa e marcante do gato Russo Azul é seu sorriso enigmático. Ele é ideal para viver dentro do lar, pois é muito tranquilo e não fica atrás de estripulias no dia a dia. Sua maior vontade é ficar próximo à família. Pequenas atividades, como jogos de busca e escalada, já são suficientes para que ele se exercite diariamente.
Origem e história da raça
De acordos com relatos de sua história, o Azul Russo é uma raça desenvolvida em regiões de temperaturas quase negativas, principalmente na região da Rússia e da Escandinávia. Depois de um longo tempo restrita a esses territórios, na década de 1860, a raça começou a ser levada para outras partes da Europa através do comércio realizado no porto de Arcangel, maior cidade que existia no norte da Rússia no século XIX. A primeira vez que foi visto fora da Rússia, foi quando o um gato Azul Russo esteve (por volta do ano de 1875) no Palácio de Cristal, na Inglaterra, para uma exposição de beleza em uma classe que incluía outros gatos azuis. Inclusive, foi nessa exposição que o felino foi apelidado como gato Arcangel.
Anos mais tarde, durante a revolução comunista na Rússia, a raça também ficou muito conhecida como Foreign Blue (Azul Estrangeiro), apelido que persistiu até meados do século XX, quando o Azul Russo chegou aperto de entrar em extinção. Para evitar o sumiço total, criadores ingleses começaram um programa de revitalização da raça, cruzando-a com gatos siameses. A ação foi bem sucedida, porém muitos gatos nasceram com um padrão siamês mais acentuado. Logo, a raça voltou a se tornar popular e passou a ser criada tanto como animal de estimação quanto como gato de exposição.
Curiosidades
Também dou um artista
Um gato da raça Azul Russo atuou no filme Garfield, no papel de Arlene. Outros felinos da raça apareceram nos longas Cats & Dogs 1 e 2 e nos quadrinhos Two Lumps, nos personagens Catherine, Eben e Snooch.
Entre os mais famosos dos gatos com certa esta TOM, de Tom e Jerry, o personagem Tom (Thomas) do desenho animado “Tom & Jerry” criado em 1940 por William Hanna e Joseph Barbera, é um gato da raça Azul Russo!
Gato Arcanjo
O felino Azul Russo era conhecido como “gato Arcanjo” por conta do seu local de origem, chamado de Ilhas Arcanjo. Na época, ele participava de competições com outros bichanos que tinham os pelos azulados.
Considerações Finais
Nós da Ghaya Gatil estamos aqui para auxiliar você a encontrar o seu filhote ideal. Somos antes de tudo amantes de animais, não medimos esforços para oferecer animais sempre com muita saúde, excelente comportamento da raça.
Procure conhecer de onde vem o seu novo animal de estimação, não compre por impulso e principalmente, desconfie de valores muito baixos, criadores de respeito investem tempo e dinheiro em seus gatos.