Quem nunca sonhou em dormir abraçadinho com uma onça? O Bengal coloca você muito próximo de realizar este sonho.
Mais do que pequenas versões domésticas de seus primos maiores da selva, são bonitos, dóceis e imitam a aparência dos grandes felinos da natureza.
Conhecendo os padrões e cores nos gatos Bengal
Todos os gatos domésticos, com pedigree ou não, vêm em uma variedade de cores e padrões, no mundo dos Bengal, existe uma grande variedade de cores, tons e padrões dentro da raça. Dependendo do histórico genético de ambos os pais, os gatinhos da mesma ninhada podem ser muito diferentes uns dos outros. Felizmente, o mapeamento do genoma felino permitiu que os genes que controlam a pelagem, a cor e o padrão dos gatos fossem estudados e identificados com testes de DNA.
Existem três cores básicas aceitas pela raça:
Brown , Silver e as três cores Snow (Seal Lynx, Seal Sepia e Seal Mink Point).
Em cada categoria de cor, existem dois tipos aceitos de padrão: Manchado e Mármore.
Com tantas variações do gato de Bengala, você pode não saber por onde começar ao procurar pelo gato dos sonhos. É por isso que apresentamos o guia ilustrado das cores do gato Bengal.
Marbled Tabby
Spotted Tabby
O padrão Spotted dos gatos Bengal é o estilo mais popularmente conhecido e difundido. Provavelmente se você já viu um gato Bengal ou está aprendendo sobre a raça, foi um Bengal no padrão Spotted que você viu como referência. O Brown Spotted Tabby foi reconhecido oficialmente em um Campeonato (TICA) de 1991. O Bengal Spotted Tabby possui manchas características, de pequeno a médio porte em toda a sua pelagem. As marcas rosetadas aleatórias e de dois tons são particularmente apreciadas. Popularmente são os tipos de gatos Bengal que se parecem com mini-leopardos. Esse estilo de padrão apareceu quando os criadores acreditavam que os pontos maiores e mais esparsos eram mais desejáveis. O padrão de spotted tabby original encontrado em gatos domésticos foi modificado por reprodução seletiva. A pelagem é coberta com manchas arredondadas aleatórias, diagonalmente ou horizontalmente alinhadas no tronco, barriga e pernas. Grandes manchas escuras com centro de cor clara são geralmente preferidas. Existem variações na categoria Spotted Tabby e podem haver muitos tipos diferentes de manchas / pintas em um único gato de Bengala, conforme veremos a seguir:
Single Spotted
Single-Spotted significa que os pontos são monocromáticos. São apenas manchas sólidas salpicadas como gotículas em um fundo contrastante, semelhante às de gato selvagem como a Cheeta ou gatos manchados não híbridos (Ocicat, Mau egípcio, Shorthair Spotted ou Australian Mist). O pardão Spotted Tabby mais popular para um gato Bengal é o “Rosetted”. Os pontos / marcações são chamados de rosetas quando as manchas são cores contrastantes de dois tons distintas da cor de fundo. Rosetas em Bengals só começaram a aparecer no início dos anos 2000, quando alguns criadores cruzaram bengals com manchas sombreadas com outros Bengals com manchas sombreadas marbled. A partir daí a roseta rapidamente se desenvolveu. Quando você vê a evolução da raça ao longo dos anos, é impressionante perceber o progresso que tem sido feito por alguns criadores com Bengal rosetados em poucas décadas.
Rosetas Arrowhead
Os arrow-head são rosetas em formatos similares a setas (fugindo das tradicionais rosetas redondas). Podem ser sólidos e monocromáticos agrupados em uma única mancha ou podem ser rosetados com diferentes cores desaparecendo no fundo. Rosetas arrow-head com as pontas bem definidas são raras e procuradas pelos donos e criadores de gatos Bengal. A roseta em formato arrow-head não é a mais comum, mas é provavelmente o tipo de roseta mais fácil de identificar. Elas são moldadas em uma forma triangular semelhante à ponta de uma flecha ou uma gota, com todas as pontas apontando para a parte de trás do gato. Os leopardos asiáticos (espécie selvagem que originou os Bengal) têm muitos tipos diferentes de pelagem, mas o padrão de seta é um dos mais agradáveis de se ver. As manchas em forma de seta são uma ótima camuflagem na luz difusa de um habitat florestal. Com sua pelagem, um gato que fica muito parado nas árvores ou nas folhas caídas pode ser muito difícil de ser detectado. O padrão da raça Bengal exige que os pontos sejam alinhados horizontalmente em vez dos pontos alinhados verticalmente. As manchas em forma de flecha na pelagem dos gatos lhes proporcionam uma aparência horizontal particularmente fluida e criam uma sensação de ilusão de movimento única.
Rosetas Donut
Rosetas Donut são manchas mais escuras do que a cor da pelagem de fundo e delineadas com um contorno grosso de uma cor ainda mais escura. Inspirado pela pelagem do Jaguar, a roseta em formato de Donut obteve o nome de um contorno em formato de círculo escuro quase completo em torno de um centro de cores mais claras. Levaram anos de criação seletiva para alcançar rosetas em forma de donut, mas agora são uma das rosetas mais populares e procuradas por criadores e proprietários de Bengal.
• Rosetas Paw-print
Rosetas Pawn-Print
As Paw-print são manchas sombreadas abertas de um lado com manchas menores e mais escuras na borda. Uma roseta paw print nunca está inteiramente fechada pela cor mais escurta e de contorno. Inspirados na pelagem do leopardo, as rosetas paw-print ganharam o nome, pois se assemelham ao formato das almofadas das patas de felinos, tendo uma central maior e 3 ou 4 menores agrupadas.
Padrão Marbled
O padrão de pelagem Marbled (marmorizado) é derivado de listras do padrão Spotted Tabby que se espalharam pelo corpo. O gato Bengal Marbled ideal possui um padrão horizontal, fluido, aleatório, assimétrico, formado por redemoinhos de duas ou mais cores.
O Bengal padrão Marbled tem quatro tipos oficiais: fluxo horizontal reduzido, fluxo horizontal, padrão de caos e padrões de mármore de folha.
Em 1987, Jean Mill (a precursora da raça Bengal) produziu o primeiro gatinho Bengal Marbled chamado Millwood Painted Desert:, foi apresentada na Exposição Incats no Madison Square Garden, e virou uma sensação nos EUA!
Em seu primeiro padrão para a raça de Bengal, Jean Mill não pretendia incluir nada além do padrão Spotted, até então único na raça. Mas Painted Desert foi um sucesso instantâneo com os juízes e o público, e com isso, os marbledd foram incluídos no registro da raça Bengal.
Os descendentes desses primeiros Bengals marbled contribuíram com o gene esboçado e o fluxo horizontal que produziu os primeiros spotted “rosetados” nos anos 2000.
Em 1993, um exemplar de Bengal marbled foi campeão em um campeonato dentro do TICA.
As Cores dos gatos Bengal
Como nas outras raças de gatos, os Bengals possuem uma variedade grande de cores. Existem apenas 3 cores aceitas dentro do padrão da raça, pela The International Cat Association (TICA).
As cores de Bengal são:
• Brown
• Snow
• Silver
Como cores ainda não reconhecidas dentro do padrão da raça, temos:
• Charcoal
• Blue
• Melanistic (Preto sólido)
O padrão em um gato Bengal deve produzir um alto grau de contraste. Quanto mais contraste entre a pelagem e as marcações, mais interessante será o gato.
O Bengal Brown
O gato Bengal Brown (marrom – genes de cor C, C) é o mais popular das cores do gato de Bengala e também foi o primeiro a ser reconhecido pela TICA em 1983.
Cor dos olhos no Bengal Marrom:
Os tradicionais Bengals marrom têm olhos verdes ou dourados.
A cor de base pode variar de um tom cinza-castanho a um vívido de laranja-dourado.
A cor dos spots, rosetas ou marmoreio (no caso dos marbled) podem variar de preto, marrom claro a um marrom mais escuro ou avermelhado.
Se você tem um amigo peludo (seja cão ou gato), você provavelmente sabe que o marrom vem em uma variedade de tons como: Golden, Cream, Mel, Mogno, Tan, Bege, Caramelo, Canela. Nos Bengal isso não é diferente.
Todos os tons de marrom são aceitos, mas a cor-de-laranja é preferida para a cor de base.
Como você pode ver, há praticamente todos os tons de marrom disponíveis para a raça.
Abaixo, as características que o Brown Bengal precisa possuir:
• Marcação de cor marrom a preto
• A ponta da cauda obrigatoriamente deve ser preta
• O nariz precisa ser vermelho
• Olhos castanho, cobre, ouro, verde ou avelã
• Barriga, quanto mais branca e pintada for, mais interessante fica o exemplar
Bengal Snow
A idéia dessa variação de cor é buscar uma proximidade com um mini leopardo da neve.
Os Bengals também vêm em uma variedade de cores de creme e marfim associadas a uma forma de albinismo que vem da ascendência de gatos siameses e birmaneses.
Ao contrário do que o nome sugere, eles não são gatos Bengal brancos. Bengal branco não existe.
O Bengal Snow pode ser dividido em 3 cores e nomes geneticamente diferentes:
• Seal Lynx
• Seal Mink
• Seal Sepia
Pode ser complicado dizer a diferença entre essas três cores dentro do “Snow”, pois são bastante similares. Um teste genético é sempre o melhor método para diferenciar os 3 Snow Bengals. Alternativamente e como apoio, as cores dos olhos podem ajudar a determinar qual o tipo de Snow Bengal.
Um Snow Seal Lynx Bengal (Cs, Cs cor dos genes) tem:
• Uma cor creme branca muito clara
• Marcações escuras ou leves
• Ponta da cauda marrom
• Apenas olhos azuis
Para facilitar a identificação é a cor mais clara dos Bengal e sempre com olhos azuis
Um Snow Seal Mink Bengal (Cb, Cs cor dos genes) tem:
• Cor clara: Marfim, creme ou similar (mais escuro que os Lynx)
• Vários tons de spots, alguns claros e outros escuros
• Ponta da cauda marrom
Um Snow Seal Sepia Bengal (genes de cor Cb, Cb) tem:
Marfim, creme, cor castanho claro
Vários tons de sépia selo a marcações sépia escuro
Ponta da cauda marrom escuro
Olhos verdes ou dourados
Bengal Silver
Silver ( Prata – genes I, i ou I, I inibidor ) são na verdade uma falta de cor. Este gene inibe todas as cores quentes e dá uma pelagen base quase branca em contraste com marcantes marcas escuras.
A cor Silver foi adicionada ao campeonato TICA em 2004 para a raça Bengal.
Os gatos Bengal Silver possuem tons diferentes com fundos que variam de cor quase branca (branca não é permitido) a uma cor de aço muito escuro.
O Bengal Silver precisa ter:
• Marcações de cinza escuro a preto
• Ponta da cauda obrigatóriamente preta
• Um nariz vermelho, cor de tijolo
• Olhos verdes ou dourados
• Pequenas manchas (marrom amarelo / enferrujado) são permitidas
Bengal Blue
A cor azul (genes d, d diluídos) é muito rara, mas alguns criadores estão trabalhando duro para tentar promover o azul de Bengala ao status de campeão.
Os gatos Blue Bengal têm uma pelagem azul / cinza com alguns tons de creme. O padrão manchado ou marmorizado é azul escuro ou cinza metálico.
Como é um gene reccessivo, ambos os pais devem ser portadores do azul para produzir um gato de Bengala azul.
Blue Bengals também tem:
Uma cor de fundo azul de aço
Tons de pêssego
Marcas azuis que nunca ficarão pretas
A ponta da cauda cinza escuro
Olhos dourados, verdes ou castanhos
Bengal Black (melanístico)
Os Bengals pretos sólidos (genes a, a agouti) têm padrões pretos em uma cor de fundo preta que nos lembram a variante de cor melanística de leopardos e onças: a pantera negra. As cores do plano de fundo e do padrão são as mesmas em uma Bengala melanística. Seus padrões são chamados de “marcas fantasmas” ou “manchas fantasmas” porque são pouco visíveis. Mas você ainda pode ver o padrão à luz do dia como faria em uma pantera negra. Os Bengals de cor preta são raros e menos populares entre os criadores porque esta variação de cor não é aprovada pelas associações.
Características especiais dos Gatos Bengal
Brilho de ouro…
Os Bengals possuem uma pelagem com um efeito cintilante e brilhante. Mesmo em pouca iluminação, você poderá ver a iluminação do efeito glitter no seu gato Bengal.
Esse efeito se dá a um pedacinho de pelo oco e translúcido que capta a luz e a reflete, proporcionando esse efeito mágico de brilho. Esses pelinhos estão presentes em toda a pelagem do seu gato e podem ser potencializados quando olhamos os Bengal na luz do sol.
Uma visão maravilhosa e notável.
Considerações Finais
Nós da Ghaya Gatil estamos aqui para auxiliar você a encontrar o seu filhote ideal. Somos antes de tudo amantes de animais, não medimos esforços para oferecer animais sempre com muita saúde, excelente comportamento da raça.
Procure conhecer de onde vem o seu novo animal de estimação, não compre por impulso e principalmente, desconfie de valores muito baixos, criadores de respeito investem tempo e dinheiro em seus gatos.